Mosteiro do SS.mo Sacramento
Comunidade das Irmãs Clarissas do Desagravo - Louriçal
 
     
     
     
     
     
   
 

Origens

O Louriçal situa-se na faixa costeira do centro de Portugal. Suas primeiras referências documentais datam de meados do século XII. Em 1166, D. Afonso Henriques doou esta povoação ao grandioso Mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra. O Louriçal foi-se desenvolvendo e obteve o título de Vila.
Em Setembro de 1604, na paróquia de Santa Engrácia, em Lisboa realizava-se o enlace matrimonial de António do Rego, natural do Louriçal com Maria de Brito, natural de Torres Vedras. À nobreza do sangue juntava-se a dignidade das virtudes do jovem casal, que escolheu para residência um solar, no centro do Louriçal. A 24 de Junho de 1605, Deus abençoava esta família com o nascimento da primeira filha que, pela água lustral do Baptismo, recebeu o nome de sua mãe.
A pequenina Maria, frágil de corpo, foi-se robustecendo e aos nove anos recebeu pela primeira vez a Eucaristia. O Divino Hóspede encantou-se com a simplicidade deste coração infantil e confirmou as virtudes recebidas no regaço materno. O seu coração abriu-se ao calor celeste e cresciam mais e mais os desejos de amar, adorar e reparar a Jesus presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A sua vida, alimentada na união com Deus, transparecia em paz e caridade. Humilde e alegre aprendeu as lides caseiras que assumiu aos dezasseis anos, por ocasião da morte de sua mãe. Nobre e elegante, a jovem Maria de Brito mantinha o coração aberto à luz divina.
Atraída para a senda do Pobrezinho de Assis, foi admitida na Ordem Terceira de São Francisco. Este seria o caminho para posteriormente acolher o convite divino, concretizado a 13 de Abril de 1631, ao fundar a Comunidade das Recolhidas Escravas do Santíssimo Sacramento.
A sua curta vida, terminada a 28 de Abril de 1632, apresenta-nos um denso programa de vida eucarística actual e desafiante para o nosso tempo.
A Causa de Beatificação desta Serva de Deus foi iniciada em 1726/27.

 

 

 

Leia o Boletim Informativo da Vida e Obra da Madre Maria do Lado
( Causa da Beatificação da Madre Maria do Lado )