Mosteiro do SS.mo Sacramento
Comunidade das Irmãs Clarissas do Desagravo - Louriçal
 
     
     
     
     
Crucifixo de São Damião
     
   
 
São Francisco de Assis e Sta Clara de Assis    

Francisco e Clara de Assis

Francisco e Clara, dois nomes inseparáveis, uma espiritualidade única: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sua cidade natal: Assis, na Itália.
Francisco nasceu burguês, filho do rico Pedro Bernardone, negociante de tecidos.Clara nasceu nobre, filha primogénita de Hortolana e de Favorone Offreduccio.
Francisco, mais velho do que Clara, depois de uma juventude fácil e facilitada, encontra-se com o Evangelho, iniciando uma caminhada de reflexão. Nasce então, no pensamento e no coração de Francisco, purificado por meses de discernimento, uma semente profunda, que cresce à sombra do Senhor, abrindo-se e produzindo flores e frutos de comunhão com Deus.
Mosteiro de São Damião - 1.º Convento da Ordem de Santa ClaraCaminhando pelo sulco divino, Francisco recons-trói a Igreja de S. Damião onde, do cimo dos muros dessa ermidinha, proclama ao mundo a dimensão contemplativa da sua espiritualidade: Aqui hão-de viver Senhoras. Estava lançada à terra a semente da Segunda Ordem Franciscana.
Portaria do Mosteiro do SS.mo Sacramento na vila do LouriçalNo Verão de 1212, Clara habitava no convento de S. Damião com algumas companheiras. Outras viriam e, até aos dias de hoje, não pararam de chegar.
Com a sua livre opção pela vida claustral Clara tornou-se a Plantazinha de S. Francisco, aquela que melhor soube encarnar a sua espiritualidade e fazê-la frutificar no silêncio de S. Damião.
No convento do Louriçal e nos outros conventos de Clarissas, hoje como ontem, a vivência do Evangelho em reclusão e contemplação, na fraternidade, ao jeito de Santa Clara de Assis, continua a ser uma realidade vivencial.